menos papel, menos tinta, mais sustentabilidade

2º ano Estudo do Meio


Os seres vivos do meio ambiente


Tipo de atividade - Emparelhamento

Objetivo - Formar pares adequados, indicando se as afirmações sobre as características dos animais são verdadeiras ou falsas 


Tipo de atividade - Categorização

Objetivo - Distribuir os animais apresentados pelas categorias "doméstico" ou "selvagem"


Tipo de atividade - Emparelhamento

Objetivo - Formar pares adequados associando os animais apresentados ao seu regime alimentar


Tipo de atividade - Emparelhamento

Objetivo - Formar pares adequados associando os animais apresentados ao seu tipo de locomoção


Tipo de atividade - Emparelhamento

Objetivo - Formar pares adequados associando os animais apresentados ao seu seu modo de desenvolvimento embrionário


Tipo de atividade - Emparelhamento

Objetivo - Formar pares adequados associando as plantas ao local onde vivem


Tipo de atividade - Legendagem

Objetivo - Observar a imagem da planta e preencher a legenda das partes que a constituem


Tipo de atividade - Emparelhamento

Objetivo - Formar pares adequados associando cada parte da planta à sua função


Tipo de atividade - Emparelhamento

Objetivo - Formar pares adequados classificando as plantas apresentadas como cultivada ou espontânea


À descoberta de si mesmo


Tipo de atividade - Emparelhamento

Objetivo - Formar pares adequados classificando as ações apresentadas como certo ou errado


Tipo de atividade - Texto lacunar

Objetivo - Completar adequadamente as afirmações sobre os sinais de trânsito e as suas características


Tipo de atividade - Emparelhamento

Objetivo - Formar pares adequados associando os sinais apresentados à respetiva classificação


À descoberta dos outros e das instituições


Tipo de atividade - Categorização

Objetivo - Distribuir as características apresentadas pelas categorias adequadas


Tipo de atividade - Emparelhamento

Objetivo - Formar pares adequados associando as imagens às respetivas profissões


Tipo de atividade - Emparelhamento

Objetivo - Formar pares adequados construindo regras de convivência social


Tipo de atividade - Texto lacunar

Objetivo - Completar adequadamente as frases sobre os tipos de transporte 


À descoberta do ambiente natural


Tipo de atividade - Emparelhamento

Objetivo - Classificar as afirmações sobre as propriedades do ar como verdadeiras ou falsas


Tipo de atividade - Quizz

Objetivo - Responder a três perguntas de resposta múltipla sobre o ar


Tipo de atividade - Ordenação

Objetivo - Ordenar as palavras dadas para construir uma afirmação sobre o ar


Tipo de atividade - Ordenação

Objetivo - Colocar os meses do ano por ordem


Tipo de atividade - Categorização

Objetivo - Distribuir os meses pelas categorias "30 dias", "31 dias" ou "28 ou 29 dias"


À descoberta das inter-relações entre espaços

À descoberta dos materiais e objetos


Tipo de atividade - Emparelhamento

Objetivo - Classificar os materiais apresentados de acordo com a sua origem (natural/artificial)


Tipo de atividade - Emparelhamento

Objetivo - Formar pares adequados associando os materiais dados às respetivas propriedades


Tipo de atividade - Quizz

Objetivo - Responder a quatro perguntas de resposta múltipla sobre as propriedades dos materiais


Tipo de atividade - Emparelhamento

Objetivo - Formar pares adequados associando os alimentos apresentados aos respetivos sabores


Aspetos físicos do meio local e de outras regiões ou países 


Tipo de atividade - Palavras cruzadas

Objetivo - Completar as palavras cruzadas associando as descrições apresentadas às diferentes regiões do planeta