menos papel, menos tinta, mais sustentabilidade

1º ano Português


"A evidência científica tem sublinhado o papel preponderante das famílias na educação, com incidência relevante em atividades facilitadoras da leitura emergente e na viabilização de momentos de leitura a par. Está provado que quanto mais cedo os livros e a leitura em voz alta entrarem na vida das crianças, melhor. "

in https://www.pnl2027.gov.pt/np4/leituraemfamilia.html


Leitura e escrita


Tipo de atividade - Ordenação

Objetivo - Ordenar corretamente as 26 letras do Abecedário


Tipo de atividade - Emparelhamento

Objetivo - Formar pares adequados associando letra inicial e imagem


Tipo de atividade - Emparelhamento

Objetivo - Formar pares adequados associando letra inicial e imagem


Tipo de atividade - Emparelhamento

Objetivo - Formar pares adequados associando letra inicial e imagem


Tipo de atividade - Emparelhamento

Objetivo - Formar pares adequados associando letra inicial e imagem


Tipo de atividade - Emparelhamento

Objetivo - Formar pares adequados associando letra inicial e imagem


Tipo de atividade - Emparelhamento

Objetivo - Formar pares adequados associando palavras com o grafema v à imagem respetiva


Tipo de atividade - Emparelhamento

Objetivo - Formar pares adequados associando palavras com o grafema n à imagem respetiva


Tipo de atividade - Sopa de letras

Objetivo - Encontrar palavras com a letra inicial c


Tipo de atividade - Emparelhamento

Objetivo - Associar palavras em letra de imprensa e em letra manuscrita


Tipo de atividade - Escrita

Objetivo - Observar cada imagem, pronunciar a palavra que lhe corresponde e escrever o número de sílabas correspondente 


Tipo de atividade - Emparelhamento

Objetivo - Associar cada imagem à frase correspondente


Tipo de atividade - Emparelhamento

Objetivo - Associar cada palavra ao seu antónimo


Tipo de atividade - Emparelhamento

Objetivo - Associar cada frase à palavra que a completa


Tipo de atividade - Ordenação

Objetivo - Ordenar as palavras e formar uma frase


Tipo de atividade - Ordenação

Objetivo - Ordenar as palavras e formar uma frase


Tipo de atividade - Ordenação

Objetivo - Ordenar as palavras e formar uma frase


Tipo de atividade - Ordenação

Objetivo - Ordenar as palavras e formar uma frase


Tipo de atividade - Emparelhamento

Objetivo - Classificar as palavras quanto ao género


Tipo de atividade - Emparelhamento

Objetivo - Associar a cada palavra o número de sílabas correspondente


Conhece os livros do Plano Nacional de Leitura 2027 (Leitura Orientada 1º ano) ?

Segredos

Autor: António Mota

Editora: Asa

A Ovelha Curiosa

Autoras: Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

Ilustrações: Nuno Feijó

Editora: Caminho

Chocolata

Autora: Marisa Núñez

Editora: OQO

O dinossauro

Autora: Manuela Bacelar

Editora: Afrontamento

Mimi e Rogério vão à praia

Autor: Paul Korky

Editora: Gradiva

A que sabe a lua?

Autor: Michael Grejniec

Editora: Kalandraka


Leitura e interpretação


Tipo de atividade - Emparelhamento

Objetivo - Ler o texto e classificar as afirmações referentes ao mesmo como verdadeiras ou falsas


Tipo de atividade - Texto lacunar

Objetivo - Ler o texto e completar as afirmações referentes ao mesmo com a palavra adequada


Tipo de atividade - Texto lacunar

Objetivo - Ler o texto e completar as respostas às perguntas de interpretação com a palavra adequada


Tipo de atividade - Texto lacunar

Objetivo - Ler o texto e completar as afirmações referentes ao mesmo com a palavra adequada


Tipo de atividade - Texto lacunar

Objetivo - Ler o texto e completar as afirmações referentes ao mesmo com a palavra adequada


Sabia que...

Existem livros digitais, adequados às 

diferentes etapas da aprendizagem inicial da leitura?

Aceda ao LER e encontrará histórias escritas por Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada 

adequadas a cada patamar de leitura, de acordo com as associações som/letra já aprendidas.