

menos papel, menos tinta, mais sustentabilidade
1º ano Português
"A evidência científica tem sublinhado o papel preponderante das famílias na educação, com incidência relevante em atividades facilitadoras da leitura emergente e na viabilização de momentos de leitura a par. Está provado que quanto mais cedo os livros e a leitura em voz alta entrarem na vida das crianças, melhor.
"
Leitura e escrita
Tipo de atividade - Ordenação
Objetivo - Ordenar corretamente as 26 letras do Abecedário
Tipo de atividade - Emparelhamento
Objetivo - Formar pares adequados associando letra inicial e imagem
Tipo de atividade - Emparelhamento
Objetivo - Formar pares adequados associando letra inicial e imagem
Tipo de atividade - Emparelhamento
Objetivo - Formar pares adequados associando letra inicial e imagem
Tipo de atividade - Emparelhamento
Objetivo - Formar pares adequados associando letra inicial e imagem
Tipo de atividade - Emparelhamento
Objetivo - Formar pares adequados associando letra inicial e imagem
Tipo de atividade - Emparelhamento
Objetivo - Formar pares adequados associando palavras com o grafema v à imagem respetiva
Tipo de atividade - Emparelhamento
Objetivo - Formar pares adequados associando palavras com o grafema n à imagem respetiva
Tipo de atividade - Sopa de letras
Objetivo - Encontrar palavras com a letra inicial c
Tipo de atividade - Emparelhamento
Objetivo - Associar palavras em letra de imprensa e em letra manuscrita
Tipo de atividade - Escrita
Objetivo - Observar cada imagem, pronunciar a palavra que lhe corresponde e escrever o número de sílabas correspondente
Tipo de atividade - Emparelhamento
Objetivo - Associar cada imagem à frase correspondente
Tipo de atividade - Emparelhamento
Objetivo - Associar cada palavra ao seu antónimo
Tipo de atividade - Emparelhamento
Objetivo - Associar cada frase à palavra que a completa
Tipo de atividade - Ordenação
Objetivo - Ordenar as palavras e formar uma frase
Tipo de atividade - Ordenação
Objetivo - Ordenar as palavras e formar uma frase
Tipo de atividade - Ordenação
Objetivo - Ordenar as palavras e formar uma frase
Tipo de atividade - Ordenação
Objetivo - Ordenar as palavras e formar uma frase
Tipo de atividade - Emparelhamento
Objetivo - Classificar as palavras quanto ao género
Tipo de atividade - Emparelhamento
Objetivo - Associar a cada palavra o número de sílabas correspondente
Conhece os livros do Plano Nacional de Leitura 2027 (Leitura Orientada 1º ano) ?
Segredos
Autor: António Mota
Editora: Asa
A Ovelha Curiosa
Autoras: Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
Ilustrações: Nuno Feijó
Editora: Caminho
Chocolata
Autora: Marisa Núñez
Editora: OQO
O dinossauro
Autora: Manuela Bacelar
Editora: Afrontamento
Mimi e Rogério vão à praia
Autor: Paul Korky
Editora: Gradiva
A que sabe a lua?
Autor: Michael Grejniec
Editora: Kalandraka
Leitura e interpretação
Tipo de atividade - Emparelhamento
Objetivo - Ler o texto e classificar as afirmações referentes ao mesmo como verdadeiras ou falsas
Tipo de atividade - Texto lacunar
Objetivo - Ler o texto e completar as afirmações referentes ao mesmo com a palavra adequada
Tipo de atividade - Texto lacunar
Objetivo - Ler o texto e completar as respostas às perguntas de interpretação com a palavra adequada
Tipo de atividade - Texto lacunar
Objetivo - Ler o texto e completar as afirmações referentes ao mesmo com a palavra adequada
Tipo de atividade - Texto lacunar
Objetivo - Ler o texto e completar as afirmações referentes ao mesmo com a palavra adequada
Sabia que...
Existem livros digitais, adequados às
diferentes etapas da aprendizagem inicial da leitura?
Aceda ao LER e encontrará histórias escritas por Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
adequadas a cada patamar de leitura, de acordo com as associações som/letra já aprendidas.